Alex Aguinaga (equatoriano) e Angel Romano (uruguaio) são os jogadores que mais jogaram a Copa América.


    Angel Romero assim como Aguinaga disputou oito edições do torneiro durante o período de 1916 a 1926, em 1920 foi artilheiro e tri campeão do torneiro continental.


    Encabeçando o primeiro lugar da lista de jogadores que mais disputaram a Conmebol Copa América está Alex Aguinaga, equatoriano, que fez sua estréia no torneio realizado na Argentina no dia 4 de de julho de 1987. O jogador disputou 8 edições do torneio em 3 décadas diferentes.


    Aguinaga se destacou por ser um jogador talentoso que iniciou sua carreira futebolística aos 16 anos no Deportivo Quito, onde jogou por 6 temporadas. Também atuou pelo Necaxa (México), Cruz Azul (México) e encerrou sua carreira na Liga de Quito em 2005.Na sua carreira jogou 707 partidas e marcou 132 gols.


    Entre 1987 e 2004, Aguinaga e a seleção equatoriana tiveram sua melhor participação no torneio. Em 1993, ano em que o Equador sediou a competição, foi o melhor momento de Aguinaga e da seleção equatoriana que ficou na quarta posição. Nas edições anteriores foram eliminados na primeira fase.


    Na edição de 1993, Aguinaga disputou 6 jogos, marcou dois gols e ajudou a seleção equatoriana a ficar com o 4ª lugar.


    Entre A Copa América de 2001 e 2004, Aguinaga liderou a classificação da seleção equatoriana para a sua primeira Copa do Mundo, a Copa de 2002, disputada na Coréia e no Japão.


    A Seleção Equatoriana não passou da primeira fase na sua primeira participação em Copa do Mundo, Aguinaga participou das 3 partidas da primeira fase e não marcou gols.



Por José Luís de Oliveira


Deixe seu Comentário